Gravidas tatuadas

A gravidez não é um sonho de todas as mulheres, mas as que sonham e são apaixonadas por tatuagens costumam ter dúvidas sobre como aliar as duas paixões. Então, fomos atrás de informações essenciais para que o sonho de ser mãe não entre em conflito com a de tatuagens localizadas na barriga e na costela. Fiquem atentas ;)
Tatuar Durante a Gravidez – Pode?Não. É perigoso tatuar na gravidez (qualquer local do corpo) e dificilmente um tatuador sério irá te tatuar. Além dos perigos que todos correm ao fazer uma tatuagem dependendo a procedência do estúdio que escolhem – como o uso e descarte errado de agulhas, uma questão de higiene que pode acarretar em doenças como AIDS e Hepatite B e C, a mãe ainda pode ter problemas com a cicatrização e quelóide. Vale lembrar que o corpo da mulher muda completamente durante a gestação e pode ser que ele não responda da mesma forma como costuma a uma tatuagem. Mas, vamos combinar, dá pra esperar por 9 meses para garantir a sua segurança e do seu bebê, né? Melhor prevenir do que remediar.
A danificação da tatuagem causada pela gravidez
Quem quer tatuar a região das costelas e a barriga sempre fica em dúvida com o que vai acontecer quando engravidar, como a pele estica bastante durante a gestação é normal que a tatuagem estique junto e seja danificada. A pergunta que fica é: Minha tatuagem vai voltar ao normal depois da gestação?
Odiamos ser portadores da notícia triste mas a probabilidade maior é de que sua tatuagem fique danificada permanentemente. Existem algumas exceções, mas é um risco, que dependerá da elasticidade da sua pele.
Segundo, o Dr Humberto Tindó*, na gestação há um estiramento da pele o que pode causar modificações na tatuagem pela mobilização dos pigmentos dos quais ela é feita na epiderme  (já falamos aqui como é feita a tatuagem), quanto mais a pele esticar maior o risco do desenho não voltar ao que era originalmente – e se for feita uma cesariana com o corte sob a tatuagem o cuidado tem que ser redobrado pois o risco da sutura transformar a tatuagem num quebra-cabeças montado de forma errada é enorme.

O médico ainda alerta que não adianta passar mais cremes e óleos sobre a pele, o cuidado de uma grávida com tatuagem sobre a barriga e costela é a mesma de qualquer grávida.
Portanto, se você pensa em ficar grávida aconselhamos deixar as tatuagens na barriga e nas costelas (se você pretende fechar ou fazer na altura do abdômen) para depois da gravidez.

Vi alguns relatos também sobre tatuadoras grávidas, algumas disseram continuar trabalhando sem problemas e outras já disseram que preferem não tatuar ninguém quando estão grávidas pelo fato do contato com o sangue de outras pessoas. Mas, isso é bem pessoal do método que cada uma usa.






* Coordenador do setor de ginecologia e obstetrícia do hospital Quinta D’Or entrevistado pelo OGlobo.
Fontes: OGlobo e DelasIG
Postagens Relaciondas

Um comentário:

  1. faltou dizer so perigo de se tatuar as costas na altura onde se da a anestesia, quem tem tatuagem nesse local não pode levar anestesia e precisa tomar anestesia geral.

    ResponderExcluir